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Motivos para patrocinar um time de futebol: vantagens para além da exposição da marca

Todo bom torcedor palmeirense lembra da parceria entre o clube e a Parmalat. Esse patrocínio fez tanto sucesso que ocupa um lugar de destaque na história do futebol brasileiro, relembrado com carinho até hoje, mais de 20 anos depois do fim do investimento da marca.

Esse é só um exemplo entre muitas parcerias entre patrocinadores e times de futebol que marcaram o esporte. Quem não lembra do patrocínio da LG para o São Paulo ou da Unimed para o Fluminense?

Ao pensar nessas colaborações que fizeram história no esporte, é fácil perceber como o patrocínio a um time de futebol pode ir muito além de uma simples exposição da marca

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De fato, é possível criar um relacionamento muito frutífero mesmo em investimentos em clubes menores, principalmente se você criar uma identificação da sua marca com a comunidade onde eles estão inseridos. Afinal, o futebol mexe com as paixões dos torcedores.

Mas, para isso, é preciso conhecer as vantagens e saber fazer sua parceria ser mais do que marcas estampadas no uniforme ou nas placas do campo.

Continue sua leitura, conheça os principais motivos de investir em um time de futebol e saiba como colher esses frutos com sucesso.

Provas de sucesso: grandes marcas que investem no patrocínio de times de futebol

Os exemplos históricos, como o da Parmalat, não são as únicas provas de que patrocinar um clube de futebol é uma excelente jogada. Até hoje, grandes marcas do mundo todo continuam investindo pesado e colhendo frutos com seus patrocínios.

Um caso recente que mostra muito desse sucesso foi o investimento da marca internacional Red Bull no Bragantino em 2019. A marca de energéticos comprou o clube, que passou a se chamar Red Bull Bragantino e se tornou campeão da série B em 2020.

Também podemos mencionar o banco Banrisul, que é patrocinador dos grandes rivais gaúchos: Grêmio e Internacional. Outros investidores que vêm do mercado financeiro são a Crefisa, que tem uma parceria com o Palmeiras, e o Banco de Brasília, que patrocina o Flamengo. 

Outra participação muito importante no futebol é a dos investidores que patrocinam clubes locais e regionais. Essa é uma parceria essencial para reforçar a base do esporte, além de ser um excelente espaço para os patrocinadores colherem os benefícios com um investimento muito mais em conta.

Entenda melhor as vantagens que uma empresa pode conquistar ao patrocinar um clube, seja qual for o seu tamanho.

Não há competição: o futebol é o esporte mais popular do mundo. De acordo com dados da Fifa, mais da metade da população mundial com 4 anos ou mais assistiu à copa de 2018. Foram mais de 3,5 bilhões de espectadores durante o evento.

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Esse amor ao esporte é ainda mais intenso no Brasil, onde o futebol movimenta verdadeiras multidões apaixonadas, que ficam conectadas, com alma e coração, tanto nos grandes clubes nacionais quanto nos times de sua região.

É aí que entra a primeira vantagem de patrocinar um clube de futebol. Quando sua marca está estampando a camisa de um time, você garante que ela será vista por muitas pessoas.

Sem falar que, com o patrocínio certo, sua marca pode aparecer em placas no campo, em produtos do clube e até em eventos. 

Dessa forma, você é visto e lembrado, o que facilita muito na hora de conquistar novos clientes. Além disso, os torcedores tendem a criar carinho pelas marcas que estão estampadas no seu time do coração.

Isso vale tanto para grandes times, que vão levar sua marca para o Brasil todo, quanto para clubes regionais, que destacam sua empresa para um público mais selecionado, que tem ainda mais chances de se tornar seu cliente, por causa da proximidade.

Aumento do valor da marca graças ao patrocínio ao clube

Ao patrocinar um clube, além de aparecer para mais gente, você também fortalece sua marca, ganhando um espaço muito maior no mercado. 

Afinal, o time de futebol costuma ter representatividade e reconhecimento social. Ao se tornar patrocinadora, sua marca toma para si esses benefícios, se tornando mais respeitada e valorizada.

Dessa forma, o patrocínio combina a exposição e a valorização para fortalecer a presença da sua marca onde quer que você esteja.

Possibilidade de fazer parte das ações do clube patrocinado

A maioria dos times de futebol não se limita apenas aos jogos. Muitos contam com escolinhas, promoções para sócio-torcedor, ações sociais, participação em eventos, entre outros.

Essas são algumas das formas como o time busca se aproximar ainda mais do seu público e fortalecer o amor do torcedor. Sua empresa pode aproveitar esses espaços para aparecer ainda mais, e fazer um pouco desse amor passar para sua marca também.

Entre os times de grande porte, podemos citar o São Paulo, cuja parceria com o Banco Inter envolvia mais do que a exposição na camisa. Havia sorteios e até vantagens para os torcedores que tinham uma conta digital no banco. 

Uma participação como essa é ainda mais fácil ao patrocinar um clube regional, como o Azuriz. Sua marca pode integrar-se com as ações sociais, mostrar seu envolvimento nos eventos do time, liberar promoções para os torcedores e até se aproximar do centro de treinamento, participando dos investimentos nesses novos talentos.

Assim, sua empresa sai ganhando com a participação na comunidade do time patrocinado. Ao fazer parte do dia a dia de torcedores e demais moradores da região, você se aproxima desse público, que vai te ver com melhores olhos.

Presença no meio digital para estreitar relações com torcedores

Ao se tornar patrocinador de um time de futebol, você também passará a aparecer em suas redes sociais, site e outros espaços digitais. Essa é uma imensa vantagem se você souber como aproveitar.

O primeiro passo para isso é contar com suas próprias redes sociais bem organizadas, além de um site atualizado.

Depois disso, garanta que a marca do time apareça em seus espaços digitais e vice-versa. Poste novidades e ações do time em suas redes sociais, e garanta que sua marca apareça nas postagens do clube. 

É interessante que ambos publiquem fotos em eventos e outras ações em que a empresa está envolvida, por exemplo. Para isso, é válido até usar a função de postagem em conjunto do Instagram.

Mostre que há uma verdadeira integração entre vocês. Assim a empresa compartilhará das vitórias do time e da visibilidade que elas oferecem. 

Além disso, você poderá se conectar diretamente com os torcedores. Eles vão interagir com suas postagens, participar das suas redes sociais e divulgar sua marca para os próprios seguidores.

Então é preciso ter uma equipe de marketing preparada para conversar com essas pessoas, compartilhar o interesse delas e potencializar sua presença online, de carona com o clube.

O que avaliar na hora de fechar um contrato de patrocínio com um time de futebol

Agora que você já entendeu as vantagens do patrocínio, é hora de saber como entrar no mundo do futebol com segurança e chances de ter os melhores resultados.

Confira os principais passos:

  • Analise seu público-alvo

Para começar, avalie se seus clientes se envolvem com o esporte, se eles vão ser motivados por esse tipo de investimento e, principalmente, se o patrocínio não vai causar antipatia entre clientes que torcem para o time rival.

Ao investir em times grandes, é preciso tomar muito cuidado com esses pontos, para que seu patrocínio não acabe sendo um tiro no pé. 

Já em times regionais, o problema é menor, porque eles tendem a mobilizar fãs em toda a comunidade. Então a principal análise que você deve fazer é se seu público está inserido nessa região.

  • Verifique o custo-benefício do contrato

Ao assinar o contrato, avalie cuidadosamente quais serão seus custos e qual o retorno previsto, tanto em lucros quanto em visibilidade. 

Confira também quais as possibilidades de reduzir ou aumentar os investimentos de acordo com a situação do clube e da empresa. 

Enfim, confira se há segurança jurídica para sua empresa colher os benefícios dessa parceria.

  • Veja se seu dinheiro será investido de forma positiva

Geralmente, o valor do patrocínio tende a ser usado para contratação de novos jogadores e outros membros da equipe, além de melhorias do campo e dos equipamentos. Tudo com foco na evolução do time.

Isso é excelente para sua empresa, pois quando o time vai bem, sua marca tende a lucrar mais.

Portanto, se o patrocínio não for aproveitado dessa forma, acabando nos bolsos dos diretores ou investido em áreas de pouco interesse para o clube, sua marca vai sair perdendo.

Nesse sentido, é essencial investir em clubes de confiança, que negociem abertamente com sua empresa.

  • Verifique a situação do clube nos campeonatos

Investir em um clube que está em baixa e ajudá-lo a conquistar cada vez mais espaço no mundo do futebol é uma estratégia excelente para conquistar o coração dos torcedores. Conectar-se a um time que já está bem e manter essa posição também é interessante. 

Contudo, se você se tornar patrocinador máster de um clube e ele começar a ir mal, muitos torcedores podem relacionar sua marca a esse momento negativo.

Por isso, confira como o clube vem se comportando nos campeonatos e invista onde você acredita que pode haver um bom crescimento. Uma boa dica é patrocinar times menores, que têm maior potencial para evoluir.

  • Saiba com quem você está lidando

A última dica também é fundamental! Não é raro encontrar diretores de times de futebol envolvidos em casos de corrupção ou outros problemas que poderiam manchar o nome da sua empresa.

Por isso, busque conhecer as pessoas à frente do time e prefira investir em clubes idôneos e confiáveis.

Um exemplo disso é o Azuriz, um clube de futebol que nasceu no Sudoeste do Paraná e já está conquistando os corações de toda a região. É o lugar certo para você ter um investimento com grande potencial de crescimento, com garantia de idoneidade, transparência e parceria.

Acesse nosso site e saiba mais sobre o Azuriz!

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